domingo, 31 de janeiro de 2010

ARIS

Ares é filho de Zeus e Hera. Ele era odiado por ambos os pais. Ele é o deus da guerra. Ele é considerado assassino e manchado de sangue, mas também um covarde. Quando pego em um ato de adultério com Afrodite, casada com Hefesto é capaz ridicularizá-lo publicamente. Seu pássaro é o abutre. Seu animal é o cão.


COMENTÁRIO: Considerando que algumas lendas surgiram em tempos imemoráveis da história da humanidade, acredito que a lenda de Aris possa ter alguma relação com o personagem bíblico de CAIM, o filho de Adão e Eva e que foi sanguinário matando o seu irmão ABEL de forma covarde. Os seus símbolos são os animais carniceiros da terra e do céu. O cão no passado era um animal que comia carniça, hoje é tratado na cultura ocidental como uma membro da família, com todo o luxo que a vida moderna pode lhe proporcionar.

ATENAS

Athena é a deusa grega virgem da razão, da atividade inteligente, das artes e da literatura. Athena é a filha de Zeus. Ela nasceu totalmente crescida com armaduras em sua testa, assim não tem mãe. Ela é feroz e brava em batalha, mas, apenas guerreia para definir o estado e a casa dos inimigos externos. Ela é a deusa da cidade, artesanato e agricultura. Ela inventou o freio, o que permitiu ao homem domesticar cavalos, o trompete, a flauta, o pote, o ancinho, o arado, o jugo, o navio, e do carro. Ela é a personificação da sabedoria, razão e pureza. Ela era filha favorita de Zeus e foi autorizada a usar suas armas, incluindo o seu raio. Sua cidade favorita é Atenas. Sua árvore é o verde-oliva. A coruja é o seu pássaro. Ela é uma deusa virgem.




COMENTÁRIO: Ha uma relação entre a deusa Atenas e a Sabedoria, e também vemos o livro da Bíblia PROVERBIOS nos capítulos 1 ao 9 descrevendo a SABEDORIA em forma personificada como uma pessoa. O livro de romance, A CABANA, famoso BEST-SELLER também em dado momento mostra no mundo espiritual a Sabedoria na forma de uma mulher. Atenas é uma deusa feminina. Estas comparações mostram que elementos espirituais com a Sabedoria são tratados como divindades pela cultura idólatra do paganismo grego. Para nós, os cristãos, a sabedoria é uma dávida divina que capacita as pessoas a desenvolverem técnicas e artes que movem o progresso da humanidade.

HADES

Hades é o irmão de Zeus. Após a derrubada de seu pai Cronus ele concorreu em sorte com Zeus e Poseidon, seus irmãos, para dividirem as partes do mundo. Ele teve o pior sorte e foi feito senhor do submundo, decidindo sobre os mortos. Ele é um deus ganancioso que está muito preocupado com o aumento de seus súditos.


Ele também é o deus da riqueza, devido aos metais preciosos extraídos da terra. Ele tem um capacete que faz dele invisível. Ele raramente sai do submundo. Ele é impiedoso e terrível, mas não arbitrário. Sua esposa é Perséfone quem Hades sequestrou. Ele é o Rei dos mortos, mas, a própria morte é um outro deus, Thanatos.





COMENTÁRIO: HADES é a palavra grega traduzida na Bíblia para INFERNO. Equivalente a palavra hebraica SHEOL. Esta palavra também se aplica ao deus grego HADES, deus do INFERNO. O Hades é apresentado na Bíblia como um lugar e não como uma pessoa ou divindade. Creio que exista na organização espiritual de Satanás algum chefe demoníaco que exerça as funções do deus HADES, ou seja, cuida em arrebanhar almas para o inferno.

POSSEIDON

Deus do mar, o protetor de todas as águas. Posseidon é o irmão de Zeus. Após a derrubada de seu pai Cronus, ele disputou em sorteio com Zeus e Hades, outro irmão, para dividir as partes do mundo. Seu prêmio foi se tornar senhor do mar. Ele foi muito adorado por marinheiros. Ele se casou com Anfitrite, neta do titã Oceano.

Em um dado momento ele desejava Demeter. Deméter pediu-lhe para Posseidon fazer o animal mais bonito que o mundo jamais tinha visto. Assim, para impressioná-la Posseidon criou o primeiro cavalo. Como algumas de suas primeiras tentativas foram fracassadas e assim se criaram uma variedade de outros animais em sua busca de criar o cavalo. No momento em que o cavalo foi criado a sua paixão pela Deméter tinha esfriado.


Sua arma é um tridente, que pode abalar a terra, e destruir qualquer objeto. Ele é a segunda divindade, ficando somente atrás de Zeus no poder entre os deuses. Ele tem uma personalidade difícil e briguenta. Ele foi ganancioso. Ele tinha uma série de disputas com outros deuses, quando ele tentava dominar suas cidades.




COMENTÁRIO: Na confusa mitologia grega em que uma mistura de imaginação humana, revelação de Deus, influencia diabólica e folclore, subtrai-se algumas verdades. Uma delas é que assim como Posseidon ficou fascinado pelo cavalo, isso também mostra porque este animal é um dos mais queridos e desejados pelo homem e na tipologia bíblica cavalo significa PODER. Na Física Cavalo também é símbolo de PODER. Medimos potencia de motores em HP (HORSE POWER = CAVALO DE FORÇA).

ZEUS

Zeus era o deus do céu e soberano dos deuses do Olimpo. Zeus tinha como Pai, Cronos. Ele então tirou a sorte com seus irmãos Poseidon e Hades. Zeus venceu o sorteio e se tornou o líder supremo dos deuses. Ele é o Senhor do céu, deus da chuva. Sua arma é um raio que ele atira para aqueles que o desagradam. Ele é casado com Hera, mas é famoso por seus muitos casos. Ele também é conhecido por punir aqueles que lhe desagrada. Ele era o deus da chuva, e as nuvens, que detinha o terrível trovão. Seu peitoral era a égide, o seu pássaro a águia, sua árvore o carvalho. Ele é representado como o deus da justiça e da misericórdia, o protetor dos fracos e o punidor do mau.



COMENTÁRIO: Na Mitologia nós vemos traços das verdades espirituais. Zeus é a divindade grega que mais se assemelha ao Deus VIVO E VERDADEIRO. Principalmente no tópico que o representa como o Deus da Justiça e da Misericórdia, pois é assim que a Bíblia apresenta Deus Javé.